“A Mulher que teme ao Senhor será Louvada”

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu Caminho?

Observando-o segundo a Tua Palavra. Salmo 119:9
 
“Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.” Tt 2:6
“Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.” I João 2:26

 

ESCLARECENDO O FICAR
 
FICANDO         

        Ficar é a prática do mundo de se “curtir a vida.” Dizem as “sabidonas” por aí. Quem “fica” não tem e não está nenhum pouco preocupado com os sentimentos e muito menos com a pureza do outro, e claro esta dizendo que não tem mais nada a perder, inclusive o respeito. Ficar ainda esta sendo um passatempo praticado e perigoso para os jovens em geral e para os jovens crentes é abominável e muito vulgar e tudo que vai te promover é angustias e dor e por essas e outras é muito prejudicial. Os rapazes e moças que se dão a esta prática, vivem motivados pela expectativa de um novo encontro, de uma nova aventura sem se darem conta dos grandes riscos e perigos a que estão se expondo. Nessa história de ficar é comum a prática de beijos na boca, abraços aconchegantes e outras coisas mais. E porque não, dizer também que ficar significa: “você ficar grávida!” Que é bem comum e você certamente deve conhecer alguém nesta situação.
          Pois dois jovens solteiros, sem compromissos e a fim de satisfazerem seu egoísmo, não medem as conseqüências de seus atos e não vai se preocupar nenhum pouco se esta ou não se prevenindo. E além do mais eles se acham no direito de fazer o que bem quiserem um com o outro, já que na maioria das vezes não se verão mais mesmo.  Enfim, quero aqui dizer que isto não é coisa de pessoas salvas no SENHOR JESUS CRISTO, de pessoas honrosas, e que querem um bom casamento pra sua vida e para seu próximo. Se vocÊ é uma jovem crente e pratica este ato ou mesmo apóia quem o faz, arrependa-se e peça perdão a Deus. Essa pratica são atitudes de quem não tem compromisso com a verdade, consigo mesmo,  e muito menos o terá com a outra pessoa e não tem nenhum pouco de temor a Deus. Geralmente, aqueles que são habituados a “ficarem” o fazem sem nenhum respeito, motivados pelo prazer e a luxúria.
          Atenção jovens crentes! Fujam destas coisas. Suas vidas são muito preciosas para estragá-las por segundos de prazer que como conseqüência trará grande dor para o resto de suas vidas. Respeite e se dê o respeito. Se você não se respeitar ninguém mais o fará. Um rapaz ou moça que só querem “ficar” não merecem sua confiança, não é digno de respeito e com certeza não é a pessoa ideal para se constituir uma família e quem pratica tais atos sabe muito bem disso e não vai ficar com você porque quer ou esta interessado em compromisso sério e casamento, conforme são os planos do SENHOR para vida dos seus. E para você jovem que fica se achando, porque você que é a esperta, que é da hora,  você esta redondamente enganada, neste quesito vence a inteligência e não a esperteza, pois no momento que esses mesmos rapazinhos quiserem assumir um compromisso sério de casamento você que é tão esperta e tão da “hora” vai ser facilmente descartada como uma coisa qualquer. Saia desta. Não caia nesta cilada quem sai ferida e machucada é você. E não se ache a dona da beleza ou que porque ele foi seu primeiro e único isso contará pontos, porque não é assim que funciona. Ele vai entender que se você se deitou com ele que não é teu marido, você pode muito bem se deitar com qualquer um “facilmente” e não pense que você tem o algo que vai segura ele com você, porque o problema não esta em você. O problema esta numa coisa chamada pecado e tão logo ele consiga o que quer você só terá sido mais uma pra ele e nada mais. Vocês lembram da História de Tamar e Amnom? Amnom sentiu forte desejo sexual pela própria irmã que chegou ao ponto de adoecer de tanta paixão,  e depois de ter forçado ela a ter relações com ele, ele teve grande aversão por ela. (veja na bíblia 2 Samuel 13:1 ao 22). E assim acontece com tantos casaizinhos que conhecemos. Vocês já repararam que na maioria das vezes quando acontece o rompimento do namoro ou noivado é porque eles tiveram relações sexuais? Observe. Claro que isso não é regra.  Na dúvida se valorize você não é descartável. Seja careta, ridícula e diga: “comigo só casando”. Mostre que você é uma moça séria de caráter, de família, que tem valor e que se ele não souber te valorizar não serve para você. E não caia na ladinha da prova de amor, essa história é mais velha do que tudo. Se isso acontecer peça pra ele provar que te ama e te levar até o altar antes da prática sexual, se ele verdadeiramente te amar vai desejar você como mulher dele, vai te honrar, zelar por você e fazer de você uma mulher de verdade, uma mulher honrada. Seja ridícula ou careta, mas seja PURA e mantenha a sua PUREZA SEXUAL. Sabe por que muitos e muitas vão zombar e ridicularizar você? Porque as outras não tem mais o que perder. Já perderam o que tinham de melhor e mais precioso para oferecer ao seu marido. Deus seja louvado.

NAMORO

          Embora a Bíblia não trate do assunto, e creio perfeitamente que namoro não seja a vontade de Deus e que isso é coisa dos nossos dias, mais uma invenção humana. A tal da "liberdade" dada as mulheres que antigamente eram coitadinhas, porque não podiam ao menos escolher seus maridos, com quem ia passar o resto da vida.  E olha o que deu. Veja a sociedade hoje!  

        O povo inventa e não aguenta. Inventaram o namoro e não sabem instruir os filhos a namorarem. Infelizmente nos dias de hoje percebo os jovens sem rumo nesse quesito, inclusive dentro de seu lar cristão. Perderam-se a identificação do que seja namoro. Porque mesmo não sendo plano de Deus, seus inventiores criaram regras, normas, limites, cuidados e tudo mais a se fazer para se ter um namoro descente e que agrade a Deus. Podemos ver o namoro se esvaindo cada vez mais e muitas poucas jovens sabe o que significa namoro ou então sabe e muito de maneira bastante distorcida. Namoro hoje infelizmente é um dormir na casa do outro, sair e ficar até tarde juntos não se sabe aonde e com quem e por aí vai... Alguns namorados com muitas intimidades que até parecem casados. O namoro dos jovens salvos  na verdade é a preparação para o casamento, no sentido de se conhecerem um ao outro, no quesito emocional, pessoal... e não no sexual. Ou seja, só namora quem tem pretensões de casamento, fora disso o namoro é uma atitude prejudicial que não vale à pena.  Os jovens cristãos só deverão iniciar um namoro quando tiverem idade, maturidade e condições  suficientes para assumir a responsabilidade de casamento. E aos que puderem fazer depois da faculdade melhor ainda. Terão muito a ganhar. O ideal para você jovem iniciar um namoro é quando você estiver pensando em casamento, antes disso, ou enquanto isso se concentre  em orar bastante, aproveite e se torne uma amiga íntima de Deus (Salmo 37:5) para que Ele abençoe e você seja bem sucedida neste quesito. Não tenha pressa enquanto ora e não saia caçando por aí, porque certamente o inimigo vai providenciar vários meios e oportunidades para te enganar e dizer que é ovelha. Deus já sabe quem será o seu cônjuge e está tão interessado com sua vida conjugal quanto você mesma. Porque disto dependera a sua adoração a Deus.
           O namoro é um período muito importante, pois ambos têm a oportunidade de se conhecerem mais e melhor no quesito interior, trocar idéias, descobrirem seus objetivos em comum e se prepararem o suficiente para uma decisão séria. Se você namorar da forma correta quando casar dificilmente vocês sofrerão aquele tão falado primeiro ano. Pois já se conhecerão internamente e ali só terão que se ajustarem.  Aproveitem o tempo de namoro para cuidar do seu interior em como deixar pai e mãe e se unir ao cônjuge. (Gênesis 2:24) Assim vocês evitaram sofrimentos para vocês e para os pais que ficarão sem seus filhos, tão amados. Aproveitem para decidir onde morar, com quem morar, como será seu lar... O carinho pode ser praticado dentro das normas de respeito e domínio próprio e para se dar carinho vocês não precisam tocar e ser tocada. O carinho pode ser praticado sem toque ou com o mínimo de toque possível, com atitudes, ações e palavras. Para demonstrar o que esta dentro do coração não precisa ficar tocando aqui, ali e acolá. Você só pode tocar e pegar o que for seu. Nunca brinquem com a “carne”. Toda carne é fraca (Pv. 6: 27). Evitem andar sozinhos para qualquer lugar, evitem ficar sozinhos no carro, deitar no colo, dormir juntos, dormir na casa, cuidado com os horários tenham limites, evitem, fujam, corram de intimidades sexuais. É estrago para a vida toda. E não pensem que o casamento vai concertar o que erraram. O Ato sexual entre pessoas solteiras se constitui em pecado de fornicação passível de disciplina. Não colham destes frutos. Não vale a pena. “É melhor obedecer do que o sacrificar.”
Ao procurar um rapaz a moça deverá observar se ele é:
- Antes de qualquer coisa, um Servo de Deus genuíno.
- Um amante do Senhor. Pois se o for será uma bênção e valera o seu investimento.
- Um bom filho para seus pais. Se o for certamente será um bom marido.
- A ama o suficiente para assumir um compromisso mais sério. O Amor é uma decisão e requer renúncia de ambos e fará tudo para lhe honrar. O amor acima de tudo esta em fazer a outra pessoa feliz e não buscar a sua própria felicidade. (I Coríntios 13).
- Um jovem trabalhador, se cuida bem de suas finanças, se é equilibrado e gasta seu dinheiro com sabedoria, se tem responsabilidades em casa, se é honesto, fiel ao Senhor...
- E acima de tudo veja se ele é um jovem que respeita você e seus pais. Se ele zelar por sua integridade, certamente ele vai querer te honrar, levar você para o altar e lhe fazer a esposa dele.
Quanto aos outros detalhes e falhas que ele venha a ter tais como: desleixo e outros corrijam-as com amor e brandura levando ele a pensar que seu mau comportamento não agrada a Deus. Isso pode ocorrer ao longo de um discipulado que você mesma pode propor e fazer com ele enquanto estudam  a palavra de Deus juntos. Enquanto crescem juntos espiritualmente. Seja uma bênção na vida dele. (Colossenses 3:16)
FIQUE A TENTA MOÇAS!
- Fuja do jugo desigual (II Coríntios 6:14). Você nunca vai poder convencer ou levar alguém a salvação. Esta tarefa é do Espírito Santo. Você testemunha e o Espírito Santo faz a obra. Não insista porque ele não vai mudar só porque você quer ou porque você é tão “irresistível”, porque no fundo é isso que pensamos de nós mesmas. Novamente torno a dizer não pense que com você vai ser diferente, porque não vai, exceto o sofrimento que será diferente das outras. E seja muito criteriosa,  pois pode ser que ele pareça concordar com sua igreja e aceitar ao Senhor para depois do casamento, ditar as regras. Houve bastantes casos assim em nossa igreja, de jovens dedicadas, consagradas que cairão no golpe do moçinho convertido que se batizou e tudo e depois do casamento colocaram as manguinhas de fora e até hoje elas estão fora da igreja colhendo do fruto e com um homem muito ruim e cruel que não tem o mínimo de respeito por elas, porque um dia elas abriram mão dos princípios de Deus e desobedeceram. Não aceite estar entre quatro paredes para o resto da vida com uma pessoa qualquer.   
- Não aceite que ele/ela faça de você apenas mais um/uma. Isso tudo nós sentimos e percebemos do SENHOR na pessoa do Espírito Santo de Deus que habita em nós. E não se arrisque,  porque nunca na história de ninguém se ouviu que foi diferente. As histórias são todas iguais e só muda os personagens e os frutos colhidos. Ah! E não se esqueça o Diabo tem poder para transformar lobos em ovelhas. Ele pode fazer um sapo virar um príncipe. Ele pode lhe dar coisas lindas e belas e fazer que o mundo pareça seu, até conseguir o que quer que é te destruir para fazer que você desista de Deus. 

NOIVADO E CASAMENTO

          O noivado é a segunda fase para o casamento. Não se deve ser duradouro e nem de curta duração. Um noivado muito prolongado deixa o casal com muita liberdade e se torna rotineiro. O curto não dá tempo suficiente para planejar e organizar as coisas necessárias. É importante lembrar que nada mudou no relacionamento de ambos exceto o fato de terem se comprometido com as  famílias de que vocês querem e vão se casar. Os princípios do namoro continuam valendo mais firme ainda até a noite de núpcias. Não pense: “Agora já estamos noivos mesmo!” Já que ambos chegaram a conclusão que devem se casar, a data deverá ser marcada pelo noivo juntamente com os pais da noiva. E cabe ao noivo providenciar a moradia quer seja, alugada, comprada ou construída e mobiliada. A confecção dos convites do casamento. Ambos devem comprar das alianças, arcar com as despesas com lua de mel, e dividir com o pai da noiva as despesas da festa. E somente a noiva caberá a responsabilidade pelo enxoval completo, decoração da igreja e organização da cerimônia do casamento.

NÃO CAIA NOS ERROS QUE OS NOIVOS PODEM COMETER:

-  Achar que podem ceder um pouco e se “conhecerem” melhor já que vão se casar mesmo.
-  Adquirir propriedades em sociedade antes do casamento.
-  Um considerar que pode exercer autoridade sobre o outro.
-  Usarem de muita liberdade um com outro.
-  Evitar o casamento com a desculpa que tem que se formar primeiro ou construir a casa própria. Não permitam isso. Se não tem condições para o casamento não insista com o namoro. E isso vocês podem identificar bem antes de chegar a este nível.


ATENÇÃO MOÇAS!

- Não se case porque ele é bonitinho, lindinho e fofinho porque isso tudo passa.
- Não se case para fugir da solidão. As mulheres mais carentes são as casadas e podem curtir uma amarga solidão.
- Não se case sem sentimentos. Por vingança, pois quem vai usufruir  da vingança é você.
- Não se case por piedade, porque o casamento vai cuidar de acabar com qualquer piedade que tiver.
- Não se case por dinheiro, porque o dinheiro é a raiz de todos os males, não traz felicidade e não compra todas as coisas boas que Deus quer e tem pra nós.
- Não se case por causa da idade, é muito melhor estar sozinha vivendo sua vida do que mal acompanhada.  
- Não se case porque todos gostam e concordam, porque depois da festa de casamento é você que vai estar sozinha entre quatro paredes com o cidadão e só você vai conhecê-lo bem e saber quem ele é. Você não pode se casar com qualquer pessoa.        
Casamento tem que ser levado muito a sério. Escolha seu cônjuge com sabedoria, buscando em Deus a pessoa que Ele tem para você. Você não esta comprando um objeto pra sua casa ou um par de roupas, que se não ficar bem ou vier com defeito você pode trocar ou devolver. Casamento é coisa muito séria. É uma aliança da qual Deus não permite rompimento. Não vale a pena se aventurar. Cristãos de forma nenhuma deve se dar em casamento pensando que se não der certo separa e pronto. Para os filhos de Deus não é assim que funcionam. Os filhos de Deus devem dizer: “vou casar e vamos acertar nesta única vez”.  Muitos casais se separam exatamente por não buscarem a Deus com seriedade e nem se submeterem à sua Palavra. (Mt. 19: 3-6) Deus quer e tem o melhor para vocês jovens crentes, jovens do SENHOR. Sejam sábias.

Conteúdo do Blog da Mulher Virtuosa.
Adaptado por: Rô Santana com permissão.


NAMORO   EVANGÉLICO.



Namorar não fazia parte da cultura do Antigo Oriente Médio, onde e quando a Bíblia foi escrita. Naquela época e naquele lugar o costume era outro. Os casamentos eram normalmente arranjados pelos pais. Havia uma cerimônia inicial de compromisso em que os dois se comprometiam. Depois de algum tempo vinha o casamento propriamente dito.


Assim, é um erro muito grande - e muito comum - pegar passagens bíblicas que se referem ao casamento e aplicar ao namoro. Como querer que a namorada seja submissa usando Efésios 5:22. Contudo, mesmo não tendo direções específicas na Bíblia com referência a este período chamado de namoro, encontramos princípios gerais que podem ser aplicados. Menciono três deles.


1) A necessidade de pureza - a castidade e a pureza sexual são claramente ensinados na Bíblia. O problema com o namoro é que ele abre a porta para a exploração física dos corpos dos namorados, provocando o excitamento sexual, apalpamento dos órgãos genitais e não infreqüentemente as relações sexuais. Os namorados cristãos devem controlar-se e evitar toda e qualquer situação em que possam ser tentados a avançar o sinal vermelho. Em 1Tessalonicenses Paulo adverte: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;  que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação” (1 Ts 4:3-7).


"Defraudar" na passagem acima é você criar desejos e expectativas que não poderá cumprir de maneira lícita. A defraudação acontece quando os dois se excitam sexualmente, ficam prontos para o ato sexual quando o mesmo não pode ser realizado, pois seria fornicação. Portanto, um princípio geral que se aplica ao namoro é que o mesmo deve ser casto, puro e sem provocações à impureza. Não vou aqui cair na armadilha de tentar definir que tipo de beijo pode e que tipo não pode. Acho que o bom senso nos diz que quando a troca de beijos começa a provocar outras coisas, está na hora de parar.


2) A idolatria - consiste em colocar o namorado ou a namorada como o centro da vida, deixando Deus de lado. Comunicações constantes, telefonemas constantes e longos, mensagens de SMS trocadas a cada 15 minutos, emails o dia todo... tudo isso acaba virando uma obsessão que dá em idolatria. O namoro não é para isto. É um período de conhecimento intelectual, emocional e espiritual entre os dois. Namorados costumam se apegar em demasia um ao outro como se o outro fosse capaz de preencher o vazio e a necessidade que cada um de nós tem. Quando um namoro assim acaba, o desespero toma lugar, e não poucas vezes, suicídios. Namorados precisam manter distância segura. Um relacionamento intenso assim é para o casamento, e mesmo então, com cuidado para que não aconteça a idolatria. A Bíblia é clara: o Senhor Jesus é quem deve ter o primeiro lugar em nossas vidas, e somente nEle devemos buscar a plena satisfação para nossa alma cansada, aflita e sedenta.


3) A demora em casar - Paulo ensina que aqueles que não podem conter-se devem casar-se, pois é melhor casar do que viver abrasado (1Cor 7:9). Namoros longos e demorados acabam provocando a fornicação e a impureza sexual. Hoje em dia os jovens começam a namorar cedo demais e casam tarde demais. Começam aos 15 anos e querem casar somente quando tiverem casa própria, emprego fixo, etc., ou seja, aos 30 anos. Neste intervalo de 10 a 15 anos fica muito difícil permanecer casto, virgem e puro. O resultado são as escapadas para os motéis ou o banco de trás dos carros, quando não o próprio quarto em casa dos pais.

          No link abaixo você pode ler mais sobre os respectivos assuntos é só clicar:


ALGUMAS SUGESTÕES PARA OS NAMORADOS EVANGÉLICOS:



1) Evitem situações de risco. Não fiquem muito tempo sozinhos em locais discretos. Não avancem nas carícias.

2) Leiam a Bíblia e orem juntos. Leiam bons livros sobre namoro e casamento. Freqüentem os cultos, a Escola Dominical e outros grupos de estudo.

3) Não se isolem em si mesmos, procurem a companhia de outros jovens, saiam em grupo para programações sociais.

4) Envolvam os seus pais, procurem conhecê-los e ouçam seus conselhos.

5) Mantenham distância um do outro. Não transforme seu namorado (a) num deus.

6) Namore pensando em casar e não somente para se divertir. Leve o namoro a sério. Namoricos irresponsáveis quebram corações, criam mágoas e ressentimentos e marcam as pessoas.


Se usado dentro dos princípios bíblicos de pureza e dedicação a Deus, o namoro pode ser um período proveitoso de conhecimento mútuo e de preparação para o casamento.


Uma última coisa – tem gente que seria muito mais feliz se não tivesse casado. O celibato (ficar solteiro e puro) é uma opção bíblica válida de vida.

 
Adaptado por: Rô Santana



Reprimir o Desejo Sexual faz Mal?
Por: Augustus Nicodemus Lopes

Sempre recebo comentários de alguns leitores de que a abstinência sexual defendida por mim e outros escritores e pastores provoca nos jovens evangélicos traumas e neuroses. Ou seja, passar a adolescência e a mocidade sem ter relações sexuais faz com que os evangélicos fiquem traumatizados, perturbados mental e espiritualmente, reprimidos e recalcados.

Esse raciocínio tem sua origem mais recente nas idéias do famoso Sigmund Freud. Para ele, o sexo era o fator dominante na etiologia das neuroses e o desejo sexual era a motivação quase que exclusiva para o comportamento das pessoas. No início, Freud falava que o ser humano, até biologicamente (todos os seres vivos, no final), viveria sua existência na tensão entre dois princípios, ou instintos, primordiais: o princípio do prazer (instintivo e ligado ao id, às vezes relacionado como a libido) e o princípio da realidade (a limitação do prazer para tornar a vida possível, princípio ligado mais ao amadurecimento e, às vezes, ao superego). Mais tarde (na publicação de Além do Princípio do Prazer, 1920), ele passou a falar em outros dois princípios mais amplos, o princípio de vida e o princípio de morte, os quais ele denominou eros e tanatos, como os dois princípios que geram a tensão que move o ego. De qualquer modo, tanto o princípio do prazer quanto eros (princípio de vida) eram, para Freud, princípios instintivos, ligados à preservação da vida e da espécie, e sempre conectados ao apetite sexual (ver Os Instintos e Suas Vicissitudes, 1915).

Nem as crianças estariam livres desse apetite sexual instintivo – elas desejavam sexualmente seus pais. Freud apelou aqui para o complexo de Édipo, em que o filho deseja sexualmente a mãe e o complexo de Eletra, a inveja que a menina tem do pênis do menino. Naturalmente, quando esses desejos sexuais eram interrompidos, resistidos, negados, o resultado eram as neuroses, os traumas. As obras mais conhecidas onde ele sustenta seus argumentos são Sobre as Teorias Sexuais das Crianças (1908) e Uma criança é espancada - uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais (1919), onde ele defende o surgimento das neuroses como resultado da repressão do desejo sexual.

Em que pese a importância de Freud, seu modelo e suas idéias têm sido largamente criticados e rejeitados por muitos estudiosos competentes. Todavia, algumas de suas idéias – como essa de que a repressão sexual é a causa de todas as neuroses e distúrbios – acabou se popularizando e é repetida por muitos que nunca realmente se preocuparam em examinar o assunto mais de perto.

Vou dizer por que considero esse argumento apenas como mais uma desculpa dos que procuram se justificar diante de Deus, da igreja e de si mesmos pelo fato de terem relações sexuais antes e fora do casamento. Ou pelo menos, por defenderem essa idéia.

1. Esse argumento parte do princípio que os evangélicos conservadores são contra o sexo. Contudo, essa idéia é uma representação falsa da visão cristã conservadora sobre o assunto. Nós não somos contra o sexo em si. Somos contra o sexo fora do casamento, pois entendemos que as relações sexuais devem ser desfrutadas somente por pessoas legitimamente casadas (ah, sim, cremos no casamento também). Foi o próprio Deus que nos criou sexuados. E ele criou o sexo não somente para a procriação, mas como meio de comunhão, comunicação e prazer entre marido e mulher. Há muitas passagens na Bíblia que se referem às relações sexuais entre marido e mulher como sendo fonte de prazer e alegria. O livro de Cantares trata abertamente desse ponto. Em Provérbios encontramos passagens como essa:

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias (Pv 5.18-19).

Não, não acredito que o sexo é somente para a procriação. Não, não sou contra planejamento familiar e o uso de meios preventivos da gravidez, desde que não sejam abortivos. Sim, o sexo é uma bênção, desde que usado dentro dos limites colocados pelo Criador.

2. Esse argumento, no fundo, acaba colocando a culpa em Deus, na Bíblia e na Igreja de serem uma fábrica de neuróticos reprimidos. Sim, pois a Bíblia ensina claramente a abstinência, a pureza sexual e a virgindade para os que não são casados, conforme argumentei no post
Carta a Um Jovem Evangélico que Faz Sexo com a Namorada. Se a abstinência sexual antes do casamento traz transtornos mentais e emocionais, então, de acordo com os libertinos, deveríamos considerar esses ensinamentos da Bíblia como radicais, antiquados e inadequados. E, portanto, como meras idéias humanas de pessoas que viveram numa época pré-Freud – e como tais, devem ser rejeitadas e descartadas como palavra de homem e não Palavra de Deus. Ao fim, a contenção dos libertinos é mesmo contra a Bíblia e contra Deus.

3. Bom, para esse argumento ser verdadeiro, teríamos de verificá-lo estatisticamente, na prática. Pesquisa alguma vai mostrar que existe uma relação direta de causa e efeito entre abstinência antes do casamento e distúrbios mentais, neuroses e coisas afins. Da mesma forma que pesquisa alguma vai mostrar que os jovens que praticam sexo livre antes do casamento são equilibrados, sensatos, sábios e inteligentes. Pode ser que até se prove o contrário. Os tarados, estupradores e maníacos sexuais não serão encontrados no grupo dos virgens e abstinentes.Talvez fosse interessante mencionar nesse contexto o
estudo conduzido na Universidade de Minessota por Ann Meir. De acordo com as pesquisas, o sexo estava associado a auto-estima baixa e depressão em garotas que iniciaram as relações sexuais (idade média de início 15-17 anos) sem relacionamento afetivo ou romântico.

4. A coisa toda é muito estranha. Funciona mais ou menos assim. Os libertinos tendem a considerar todo distúrbio que encontram como resultado de repressão dos desejos sexuais. Mas eles fazem isso não porque têm estatísticas, experiências ou históricos que provam tal teoria – mas porque Freud explica. Em vez de considerarem que esses distúrbios podem ter outras causas, seguem sem questionar a tese de Freud que tudo é sexo, desde o menininho de um ano chupando dedo até o complexo de Édipo.

O próprio Freud, na fase mais amadurecida de sua carreira, se questiona na obra Além do Princípio do Prazer (1920):

A essência de nossa investigação até agora foi o traçado de uma distinção nítida entre os “instintos do ego” e os instintos sexuais, e a visão de que os primeiros exercem pressão no sentido da morte e os últimos no sentido de um prolongamento da vida. Contudo, essa conclusão está fadada a ser insatisfatória sob muitos aspectos, mesmo para nós.

5. Embora a decisão de preservar-se para o casamento vá provocar lutas e conflitos internos no coração e mente dos jovens evangélicos, esses conflitos nada mais são que a luta normal que todo cristão verdadeiro enfrenta para viver uma vida reta e santa diante de Deus, mortificando o pecado e se revestindo diariamente de Cristo (Romanos 3; Colossenses 3; Efésios 4—5). Fugir das paixões da mocidade foi o mandamento de Paulo ao jovem Timóteo (2Timóteo 2:22). Essa luta contra a nossa natureza carnal não provoca traumas, neuroses, recalques e distúrbios. Ao contrário, nos ensina paciência, perseverança, a amar a pureza, a apreciar as virtudes e o que significa tomar diariamente a cruz, como Jesus nos mandou (Lucas 9:23). Os que não querem tomar o caminho da cruz, entram pela porta larga e vivem para satisfazer seus desejos e instintos.

Por esses motivos acima e por outros que poderiam ser acrescentados considero esse argumento – de que a abstenção das relações sexuais antes do casamento provoca complexos, neuroses, recalques – como nada mais que uma desculpa para aqueles que querem viver na fornicação. Não existe realmente substância e fundamento para essa idéia, a não ser o desejo de justificar-se ou desculpar-se diante de uma consciência culpada, da opinião contrária de outros ou dos ensinamentos da Escritura.

Os interessados em estudar mais esse assunto poderão aproveitar bastante o livro Sexo Não é problema – Lascívia, Sim – de Joshua Harris, pela Editora Cultura Cristã

Para ver muito mais conteúdos visite o blog: temporas-mores.blogspot.com