“A Mulher que teme ao Senhor será Louvada”

E DEUS FEZ A MULHER. UMA AUXILIADORA IDÔNEA!

          Alguém que esteja á altura.

          Ao tomar Eva de uma parte de Adão e não apenas formando-a separadamente (Gn. 2:22), Deus capacitou a cada um reter qualidades que eram necessárias um ao outro. Deus criou homem e mulher para ambos se completarem. E assim sendo cabe a esposa ser e exercer o que DEUS designou a nós:
AUXILIADORA: O papel da auxiliadora não é secundário, mas um papel vital. Ser uma auxiliadora significa disponibilizar ao marido todas as qualidades santas que há dentro de você como: apoiar, exortar, capacitá-lo a liderar, ajudá-lo a desenvolver o homem santo que foi chamado a ser e confortá-lo quando necessário. (Gn. 2:18)
APOIADORA: Quando a esposa apóia o marido ele se sente mais disposto a enfrentar os desafios e a conquistar novos. É necessário que a esposa respeite a autoridade que DEUS deu ao marido respeitando e honrando mesmo que o marido não seja digno. Quando o apoiamos ele terá coragem de agir como DEUS o estiver dirigindo. No lar apoie sempre no processo de decisões, sem desprestigiá-lo, ou se colocando ao lado das crianças contra ele. (Efésios 5:22-24)
ADMINISTRADORA: Uma administração santa e habilidosa multiplicará aquilo que o marido providenciou. Seja diligente e DEUS lhe ensinará a administrar sabiamente aquilo que foi economizado. Para conhecer o plano de DEUS para seu lar e família é necessário gastar tempo diariamente na presença e na palavra de DEUS. (Provérbios 31:13-27)
REFLEXO DO AMOR DE DEUS: A esposa tem oportunidades diárias de ministrar o amor de DEUS dentro de seu lar ou fora dele. Cuidar do marido e da família deve ser uma grande alegria tendo o coração contente de serva. Perdoe rapidamente. Não guarde um registro dos erros. A Palavra de DEUS lhe capacitará a enfrentar as circunstâncias e restaurar o que for necessário onde quer que seja. Lembre-se que nossas palavras carregam o poder de vida ou de morte. Use as palavras para alimentar e amar. Nunca para destruir. (I João 4:19-21; João 13:35; Pv. 18:21)
COMPANHEIRA: Alguém que ama. O primeiro ministério de uma esposa deve visar o seu marido. Não o negligencie. O plano de Deus para o seu casamento é que você ministre primeiro para o seu marido e filhos, depois para os outros. Assegure-se da vontade de DEUS antes de assumir qualquer outro ministério fora do seu lar. É uma honra para o marido que você se mantenha bem arrumada e de agradável aparência. Interesse-se por seu marido. Deixe que ele saiba que você o honra e respeita. Elogie. Trate-o como no namoro. Permita que DEUS ensine você a ser aquela amante que seu marido tanto necessita satisfazendo-o com o seu amor físico. (Cântico dos Cânticos 2:16; I Pedro 3:4-6)
REFLEXO DA CRIATIVIDADE DE DEUS: DEUS colocou dentro de cada mulher talentos e dons singulares. Não se compare com outras mulheres, mas peça a DEUS que desenvolva dentre do você a sua singularidade para abençoar todos ao seu redor. Saiba quem você é em CRISTO e confie no Seu amor por você. O ministério que fluir de você revelará um aspecto especifico da personalidade de DEUS. Seus dons e talentos complementam os de seu marido, e os dele os seus. Como casal vocês devem estar em harmonia mesmo trabalhando ou ministrando separadamente. (I Coríntios 12:7 e 25; Tito 2:3-5)
INTERCESSORA: Alguém que discerne. A intercessão de uma esposa piedosa pelo seu marido, filhos e netos traz a segurança de que a Mão de DEUS está sobre eles. Você deve ser a principal intercessora do seu marido. Você não deve ter medo da adversidade nem do inimigo, mas, deve estar alerta para seus ataques. Permita que o Espírito Santo desenvolva em você discernimento e que à revista de sabedoria. (Efésios 6:18; I Tessalonicenses 5:17)
REFLEXÃO: Esta exortação é para lembrar a você Auxiliadora Idônea de que você tem uma RESPONSABILIDADE para com DEUS de cumprir o seu papel na vida do seu marido independente de quaisquer circunstâncias. Nossa responsabilidade é individual e não depende e não deve depender de terceiros. Se você esta longe de cumprir o seu papel, confie no SENHOR para levar você a assumir sua responsabilidade. Lembre-se DEUS ainda não terminou Seu trabalho em nenhum de nós. Estamos em obras!

Fonte do estudo: Manual de treinamento e do Casal do Curso: Casados para Sempre. Com permissão da MMIBrasil.